O crédito para construção tem vindo a ser cada vez mais procurado. A pandemia e os consequentes confinamentos despertaram a necessidade em muitas famílias de ter mais espaço nas suas casas, tanto interior como exterior.
Além do mais, quem nunca desejou ter uma habitação feita à sua medida? Num sítio escolhido a dedo? Com acabamentos completamente personalizados?
Normalmente, o crédito à habitação é associado à compra de casa, mas a verdade é que também abrange a construção de moradias ou aquisição de terrenos.
Se ainda não está familiarizado com o crédito para construção, continue a ler. Vamos mostrar-lhe o que precisa de saber sobre este regime.
O que é o crédito para construção?
No fundo, trata-se de um crédito à habitação que, em vez de se destinar à compra de um imóvel, tem como finalidade a construção de habitação própria permanente ou secundária. Trata-se igualmente de um financiamento a longo prazo, envolvendo um montante elevado.
Por ter uma finalidade diferente, o crédito para construção tem também condições distintas.
Como funciona o crédito para construção?
O financiamento deste tipo de crédito vai ter por base a avaliação da obra, ou seja, do projeto de arquitetura. Além disso, a percentagem disponibilizada também vai depender: do banco, do seu perfil e se já tem terreno ou não. Na maioria dos casos, a entidade bancária empresta até 90% da avaliação do terreno e do projeto.
Uma das grandes diferenças é a forma como o dinheiro é disponibilizado. Quando se adquire uma casa, o montante total do empréstimo é libertado no ato da escritura. No caso do crédito para construção, o dinheiro é disponibilizado por tranches, entre 3 a 6, à medida que a obra vai avançando. Para determinar e libertar o valor das tranches, o banco envia um perito para fazer vistorias à obra e averiguar se está a ser tudo cumprido como acordado.
Outro aspeto distinto é o facto de poder beneficiar de um período de 2 a 3 anos de carência de capital, que normalmente corresponde ao tempo de construção da casa. Nesta fase, vai pagar apenas os juros do empréstimo.
Além do período de carência de capital, o prazo de financiamento é mais alargado, o que faz com que as prestações mensais sejam mais baixas. Mas atenção: quanto mais tempo demorar a construção da casa, mais juros vai ter de pagar. Por isso, é aconselhável que construa o imóvel tão rápido quanto possível.
O que deve ter em atenção?
O projeto da casa tem custos associados, pelo que deve fazer um cálculo das despesas com as licenças e execução do projeto antes de assumir qualquer compromisso.
Cada visita do banco à obra para fazer a vistoria de avaliação representa um custo extra, uma vez que esta é paga pelo proprietário. Além disso, a tranche só é disponibilizada se houver alguma obra realizada, o que significa que vai precisar desse dinheiro extra numa fase inicial.
No crédito para construção, é o terreno que serve de garantia, bem como tudo o que nele venha a ser construído.
Se ainda não tem terreno com viabilidade de construção, é possível que se depare com dificuldades para conseguir um empréstimo, pois a maioria dos bancos só dá crédito a quem tenha um terreno com projeto aprovado pela câmara municipal.
Tal como acontece no crédito à habitação tradicional, o banco vai exigir que contrate seguros de vida e multirriscos. Não é obrigatório que o faça junto da entidade bancária onde vai contratar o crédito. Pode optar por outra que instituição que ofereça condições mais favoráveis para si.
O que é preciso para conseguir a aprovação do crédito para construção?
A obtenção deste tipo de crédito é mais burocrática, complexa e lenta do que o crédito à habitação tradicional. Há, por isso, algumas condições que convém ter reunidas para aumentar a possibilidade de aprovação do crédito:
- Ter uma taxa de esforço abaixo dos 30%;
- Possuir um terreno com viabilidade de construção;
- Apresentar orçamentos detalhados e licenças;
- Ter algum capital próprio para a entrada;
- Deter toda a documentação pessoal necessária;
- Ter estabilidade profissional e financeira.
Tenha em consideração que estas exigências podem variar de banco para banco e de acordo com o perfil de quem pede o empréstimo.
Caso necessite de um aconselhamento mais aprofundado relativamente ao crédito para construção, procure a ajuda de profissionais que possam contribuir para uma melhor tomada de decisão. A Go Crédito é uma das empresas portuguesas especializadas na prestação de serviços de intermediação de crédito e pode ajudá-lo a encontrar soluções vantajosas.
Visite o nosso blog e leia os diversos artigos que preparámos com informação útil sobre crédito. Tome as melhores decisões na posse da informação que precisa!