Precisa de ajuda para comprar um carro novo? Pretende renegociar as condições do seu crédito à habitação? Procura financiamento para um projeto? Estas são algumas situações em que um intermediário de crédito pode trazer vantagens na altura de contratar um empréstimo.
Conheça em detalhe o que é um intermediário de crédito e como este pode ajudá-lo a conseguir a solução de financiamento mais adequada para si.
O que é um intermediário de crédito?
Um intermediário de crédito é uma pessoa ou empresa que faz a ligação entre quem pretende adquirir um crédito e as entidades que o vão conceder. Pode prestar apoio através de:
- Apresentação ou proposta de contratos de crédito;
- Acompanhamento nos atos preparatórios de contratos de crédito;
- Celebração de contratos de crédito em nome da entidade que concede o financiamento;
- Prestação de serviços de consultoria, nomeadamente através de recomendações personalizadas sobre contratos de crédito.
Apesar de tratar de todo o processo de concessão de financiamento, o intermediário não pode concedê-lo. Aliás, para desenvolver a sua atividade, tem de estar registado e autorizado junto do Banco de Portugal e está obrigado a cumprir todas as normas legais e regulamentares em vigor.
4 Vantagens da intermediação de crédito
Agora que já sabe o que é um intermediário de crédito, veja o que este pode fazer por si e quais 4 vantagens de recorrer a este tipo de serviço.
1. Ajuda especializada, personalizada e imparcial
Para exercer atividade, um intermediário de crédito tem de ter um nível adequado de conhecimentos e competências na área financeira, em particular no que diz respeito a créditos. Além disso, este profissional tem uma elevada experiência acumulada por trabalhar diariamente neste mercado.
O intermediário de crédito faz um acompanhamento ao longo de todo o processo de pedido de empréstimo, desde a apresentação de propostas até à assinatura do contrato ou escritura. É um serviço de aconselhamento totalmente personalizado à situação financeira e às necessidades de cada pessoa.
Uma das obrigações do intermediário de crédito é exercer a sua atividade de forma independente, relativamente às entidades que concedem o crédito. Por isso, devem apresentar um número de propostas representativo do mercado, com imparcialidade e isenção.
2. Acesso a melhores condições
Uma das vantagens de recorrer a um intermediário de crédito é o maior poder de negociação que tem face a um particular. Como tem muita experiência a negociar e mantém uma relação privilegiada com as instituições de crédito, regra geral, consegue obter condições mais vantajosas. Nomeadamente, ao nível das taxas de juro, que costumam ser inferiores às apresentadas diretamente aos particulares.
3. Processo mais simples e rápido
Pedir ajuda a um intermediário de crédito também traz vantagens ao nível da celeridade do processo. Por estarem habituados a lidar com estas questões, vão fazer com que todas as burocracias e negociações sejam resolvidas de forma mais rápida e eficiente. Tudo isto permite que poupe tempo e também dinheiro, já que este profissional pode conseguir negociar soluções mais atrativas para si.
Ao invés de ter de simular junto de várias entidades, basta submeter um único pedido ao seu intermediário. Ele vai reunir diversas propostas e apresentar uma análise adequada ao seu caso.
4. Serviço totalmente gratuito
A intermediação de crédito não tem qualquer custo. De facto, a lei proíbe os intermediários de crédito vinculados e a título acessório de cobrarem comissões aos clientes. O financiamento da sua atividade vem das instituições financeiras com as quais mantêm um vínculo.
Isto quer dizer que pode ter acesso a estas vantagens sem ter de gastar dinheiro, ao mesmo tempo que usufrui da ajuda de profissionais especializados ao longo de todo o processo de concessão de crédito.
The Go Crédito é uma das empresas portuguesas especializadas na prestação de serviços de intermediação de crédito e pode ajudá-lo a obter a melhor solução disponível para si. Contacte-nos e descubra todas as vantagens sem sair de casa!