Chegou por fim o dia em que tomou a decisão de comprar casa! E mal consegue esperar por começar a pesquisar imóveis e a fazer visitas.
Embora seja tentador deixar-se levar pelo entusiasmo, há passos importantes que deve dar antes de iniciar essa fase.
É essencial que conheça a sua capacidade financeira, bem como outros aspetos, tais como a importância de ter uma pré-aprovação do crédito à habitação.
Continue a ler para conhecer toda a informação que precisa de saber antes de comprar a sua casa!
1. Comprar casa: Avalie a sua situação financeira
Antes de comprar casa, comece por fazer um diagnóstico da sua situação financeira para perceber qual a sua capacidade para suportar este encargo substancial.
A taxa de esforço é uma forma de avaliar se consegue cumprir com os compromissos financeiros assumidos e diz respeito à proporção do rendimento destinada ao pagamento de créditos. Idealmente, não deve superar 30% do montante total disponível.
Depois desta avaliação, vai estar em condições de definir a quantia que pode oferecer por uma casa e qual o valor a pedir de crédito à habitação.
2. Tenha em atenção o dinheiro que tem de ter disponível
Os bancos financiam, no máximo, 90% do valor da casa. Isto que quer dizer que vai ter de pagar, pelo menos, 10% do valor da escritura ou da avaliação do imóvel. Por exemplo, se o imóvel que pretende comprar custa 150.000 euros vai ter de adiantar 15.000 euros.
Existem também comissões e despesas cobradas pelo banco no processo de compra da casa que variam consoante a instituição de crédito. Mas, conte despender cerca de 1500 euros com os processos burocráticos.
No dia da escritura, vai ter de pagar dois impostos: o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e o Imposto de Selo (IS).
- O IMT aplica-se a casas a partir de 93.331 euros e pode variar entre 1% a 8%, dependendo do valor do imóvel e da sua finalidade.
- O IS é calculado através de uma taxa equivalente a 0,8% sobre o valor de escritura.
Outro aspeto a considerar quando comprar casa é o facto de, à prestação mensal do banco, acrescer ainda o valor dos seguros obrigatórios. O seguro de vida e o seguro multirriscos são requisitos exigidos pelos bancos para lhe concederem o crédito à habitação.
3. Informe-se sobre tudo e esclareça as suas dúvidas
Conheça alguns conceitos que deve ter em mente na altura de comprar casa:
- Spread: É a margem de lucro dos bancos quando concedem um crédito à habitação e reflete o nível de risco associado ao empréstimo. Quanto maior for o empréstimo, face ao valor do imóvel, e quanto maior for a taxa de esforço, maior será o spread oferecido. Para ter uma noção, há bancos a aplicar spreads a partir de 0,85%.
- Taxa Euribor: É a taxa de referência dos créditos à habitação em Portugal. É calculada diariamente e varia em função do prazo: 3 meses, 6 meses ou 12 meses. A prestação da casa é revista no prazo da Euribor indexada ao crédito à habitação. Se as taxas de juro subirem ou descerem, o valor da prestação vai acompanhar esta flutuação, isto no caso de optar por taxa variável.
- Taxa fixa: A taxa de juro do empréstimo a pagar mantém-se inalterada, durante o prazo que tiver sido acordado com o banco, independentemente das flutuações que ocorrerem. A prestação é mais alta do que a prestação indexada à Euribor, assim como a comissão de reembolso antecipado (2% vs. 0,5% na taxa de juro variável), mas tem a garantia de maior estabilidade.
- Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (TAEG): É um valor único correspondente ao custo total do empréstimo da casa (juros, despesas de processo, comissões e seguros associados), expresso sob a forma de uma percentagem anual. É um bom indicador para comparar as diferentes ofertas.
4. Compare várias propostas e obtenha uma pré-aprovação do crédito à habitação
Antes de comprar casa, recorra a um simulador de crédito à habitação e compare as condições oferecidas pelos bancos. Desta forma, vai ter uma noção mais exata dos vários cenários e escolher qual o que melhor se enquadra na sua vida. Ao fazer diferentes simulações vai poder:
- Calcular o valor de empréstimo mais adequado ao seu caso;
- Definir um intervalo de preços para a pesquisa de casas;
- Agilizar o processo de compra de casa.
Com uma pré-aprovação do crédito à habitação vai estar numa posição privilegiada, garantindo uma fase de negociação mais célere.
Agora que já tem noção do essencial, pode começar a procurar a sua casa com mais segurança.
Quando quiser fazer a simulação do seu crédito, fale com os profissionais especializados da Go Crédito. A nossa equipa está disponível para ajudá-lo a encontrar a melhor solução de crédito à habitação, sem qualquer custo ou compromisso.