fbpx

Moratória de Juros: Aderir ou não aderir, eis a questão?

A moratória que prevê a fixação da prestação do Crédito Habitação por dois anos e que entrou em vigor no dia 2 de novembro tem dado muito que falar. Afinal é ou não vantajoso para o cliente aderir a esta medida?

Se quiser adiar o inadiável… Sim. Se quiser poupar… Não! Explicamos-lhe o porquê:

A redução da prestação da casa durante 2 anos não é assim tão vantajosa quanto parece. A fixação temporária da prestação do Crédito Habitação chega como medida de apoio, mas a longo prazo pode ser penalizadora.

Isto porque nesta renegociação, o capital que ficar por pagar durante os 2 anos terá que ser restituído mais tarde, com juros. Um alívio imediato mas que se traduz num agravamento mais à frente.

Condições e elegibilidade

Contrariamente ao que muita gente pensa, nem todos os clientes têm direito a todo o “desconto” estipulado. A justificação dada pelo Banco de Portugal ao Jornal Expresso esclarece que “a possibilidade de haver clientes que não beneficiem integralmente da redução surge porque o montante equivalente a 70% da Euribor pode não ser suficiente para saldar todos os juros que estão associados ao contrato”.

Assim, para evitar surpresas e conseguir efetivamente baixar a sua prestação sem recorrer à moratória, talvez deva considerar transferir o seu Crédito Habitação para outro banco. Um processo fácil e sem custos que lhe permite obter uma maior poupança.

Em todo o caso, seja qual for a sua decisão, procure sempre aconselhamento especializado ao considerar as suas opções. Consultar profissionais financeiros para avaliar a sua situação específica vai ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre o seu Crédito Habitação.

No caso de decidir avançar com o pedido da moratória de juros, saiba que deve fazê-lo até dia 31 de março de 2024, mas certifique-se que é elegível para esta medida: tem de ter um crédito para compra de habitação permanente datado até ao dia 15 de março de 2023.

Se por outro lado quiser analisar outras opções, nomeadamente a transferência de crédito, contacte-nos para que possamos avaliar a sua situação e ajudá-lo neste processo.

Go Crédito

Empresa especializada na intermediação de crédito, autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal é especializada na prestação de serviços de intermediação de crédito e consultoria.