fbpx
Pedir crédito online

Pondera pedir um crédito online? Leia os nossos conselhos

Hoje em dia é possível pedir um crédito online sem ter de se deslocar a uma instituição de crédito. Contudo, por ser um encargo significativo e uma obrigação que pesa na gestão do orçamento familiar, há alguns pontos essenciais a ponderar antes de assumir este compromisso.

Como posso saber qual é o banco certo? Quais os custos associados? E se acontecer algum problema, a quem devo recorrer? Estas são algumas das dúvidas mais comuns de quem pensa em pedir um crédito online.

Se ainda não sabe por onde começar, continue a ler. Vamos dar resposta a estas questões e mostrar-lhe os aspetos mais importantes a considerar antes de avançar. Mas não se assuste. Para concluir este processo de forma mais rápida e sem contratempos, saiba que existem no mercado empresas de intermediação de crédito que o podem ajudar.

Procurar ajuda especializada para pedir um crédito online

Pedir um crédito online, por exemplo, para a compra de casa, pode ser um processo complexo e demorado, especialmente tendo em conta a importância de solicitar várias simulações para avaliar as diferentes opções.

A Go Crédito é uma intermediária de crédito certificada pelo Banco de Portugal e pode fazer este trabalho por si. Ajuda-o a reunir as informações necessárias e negocia as condições mais favoráveis para o seu caso junto das entidades bancárias parceiras.

Calcular a Taxa de Esforço

Recorrer a um crédito é uma opção que deve ser bem ponderada. Por isso, é fundamental que faça uma avaliação da sua situação financeira antes de pensar em contrair um empréstimo.

A Taxa de Esforço é uma forma de avaliar se tem capacidade para cumprir com os compromissos financeiros assumidos e diz respeito à relação do seu rendimento e montante do seu crédito. É aconselhável que esta taxa não ultrapasse os 30% do rendimento total disponível.

Verificar se tem outros créditos

Antes de pedir um crédito online é importante que meça a sua capacidade financeira para suportar este encargo a longo prazo. Pode confirmar todos os créditos em seu nome junto do Banco de Portugal. Através do site deste organismo, consegue obter o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito. Este documento agrega todos os seus créditos, identifica as instituições financeiras onde tem empréstimos e quais são as suas obrigações mensais.

Simule o valor da prestação mensal do empréstimo

Hoje em dia é possível pedir um crédito online, sem sair de casa. Falar com uma empresa especializada na intermediação de crédito, com parcerias no setor financeiro, permite-lhe ter acesso a um conjunto de simulações lançadas por várias instituições. Desta forma, poderá ter uma ideia aproximada de quanto pode pedir pelo seu crédito, qual o valor do encargo mensal e se não corre o risco de incumprimento bancário.

Ter atenção aos custos associados ao crédito

Quando receber uma simulação, leia com atenção a Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE). É onde encontra as características do crédito e todos os custos associados.

A Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (TAEG) é um dos elementos que constam da FINE e consiste numa medida anual do custo total do crédito, expressa em percentagem do respetivo montante do empréstimo. Inclui os juros, comissões, despesas, impostos e encargos com seguros exigidos.

Com a TAEG é mais fiável comparar diferentes propostas de crédito com características semelhantes.

Direito de revogação

Apesar de este ser um processo que requer um grande grau de responsabilidade, os imprevistos acontecem. Se celebrou um contrato de crédito, saiba que pode desistir no prazo de 14 dias após a sua assinatura. Para tal, não tem de apresentar qualquer motivo perante a instituição de crédito e não há lugar a qualquer penalização. Apenas vai ter de devolver o montante que lhe foi emprestado e pagar os juros corridos.

Reclamar de uma instituição de crédito

Se em algum momento entender que uma instituição de crédito não agiu corretamente na comercialização de produtos e serviços bancários, pode apresentar uma reclamação junto do Banco de Portugal.

Tem dois canais para fazê-lo: no Portal do Cliente Bancário ou no livro de reclamações eletrónico. O Banco de Portugal analisa a sua reclamação e, caso detete irregularidades, exige à entidade visada que corrija a situação e aplica sanções se as faltas forem graves.

Quer pedir um crédito online? Caso pretenda contratar um novo crédito à habitação ou procura renegociar as condições do empréstimo atual, a Go Crédito ajuda-o a encontrar o melhor spread, taxas e prazos bancários. Opte por um acompanhamento especializado e contrate a melhor solução para si!

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Go Crédito

Empresa especializada na intermediação de crédito, autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal é especializada na prestação de serviços de intermediação de crédito e consultoria.