O CPCV ou contrato de compra e venda é um documento assinado entre o comprador e vendedor em que ambos se comprometem a formalizar o negócio por um determinado valor num determinado período.
Este contrato é acompanhado pelo pagamento de um sinal que habitualmente é os 10% do valor do imóvel obrigatórios para a entrada da compra. No entanto, é necessário ter alguns cuidados aquando da assinatura, tais como:
- Caso peça crédito habitação, é importante saber que é sempre o comprador quem agenda a escritura, não deve aceitar um prazo inferior a 60 dias e deve incluir uma cláusula resolutiva que preveja a devolução do sinal em caso de não aprovação do crédito habitação ou avaliação insuficiente.
- Caso compre uma casa em planta deve incluir uma cláusula de cedência de posição. Esta cláusula é importante caso surja algum imprevisto que o impossibilite de avançar com o negócio, sobretudo para poder vender a sua posição e recuperar o seu investimento.
- Confirme sempre que o imóvel é vendido sem ónus ou encargos e devoluto de pessoas e bens.
A assinatura do CPCV é um marco importante na compra da sua casa e deve ser realizado com atenção para que não surjam problemas no futuro. Quando pede um crédito habitação, a GO Crédito ajuda-o em todo o processo e analisa sempre o contrato de compra e venda para que toda a compra seja realizada sem entraves e com a máxima segurança.