Está a pensar em contrair um crédito pessoal? Mas será que sabe mesmo tudo sobre este financiamento?
O crédito pessoal é um financiamento usado para permitir que o seu titular possa adquirir bens e serviços, sem necessidade de especificar o seu uso. Esta particularidade faz com que este crédito seja muitas vezes solicitado por pessoas em situação de urgência, que se veem sem dinheiro para cumprir com determinados pagamentos e acabem por contrair um empréstimo para suportar estes custos.
A desinformação é, no entanto, grande, e por isso hoje vamos esclarecer quais as vantagens e desvantagens deste tipo de crédito, para que esteja bem informado e possa tomar uma decisão consciente!
Quais são as vantagens?
O crédito pessoal é um financiamento de aprovação rápida, o que permite resolver problemas mais urgentes ou dar resposta a situações inesperadas.
Para além disso, este crédito apresenta prazos de pagamento bastante flexíveis e ainda, dependendo da instituição bancária que conceder o empréstimo, o montante pode ser aumentado posteriormente.
Ainda nas vantagens, quando falamos de pedir um crédito pessoal estamos a falar de pouca burocracia, quando comparamos por exemplo a um crédito habitação, havendo até a possibilidade de tratar de tudo à distância.
Contudo, nem tudo são coisas positivas e é necessário avaliar os dois lados da balança e perceber também quais são as desvantagens deste tipo de crédito.
E as desvantagens?
Quando falamos de um Crédito Pessoal, as taxas de juro tendem a ser geralmente mais elevadas do que as de outros tipos de crédito, levando a que o montante final em dívida seja bastante superior ao montante emprestado.
Ainda, por ser um crédito fácil de ser concedido, se não tiver cuidado e não fizer as coisas com consciência, corre sérios riscos de se endividar e nestes casos, as penalizações por incumprimento costumam ser bem elevadas!
Por fim, deve considerar que há a possibilidade de lhe serem cobradas taxas extraordinárias como a abertura de crédito ou seguros, valores que podem aumentar o valor final do empréstimo.
Este tipo de crédito pode ser recusado?
Apesar de tudo, o número de pessoas singulares e de famílias a recorrer a créditos pessoais é cada vez maior, uma vez que se trata de uma ajuda na realização de sonhos e projetos de vida.
No entanto, existem algumas situações em que o pedido de crédito pessoal é recusado. Antes de mais, é preciso entender de que forma as instituições financeiras irão ou não conceder determinado empréstimo ou que motivos levaram o seu pedido a ser recusado:
- Se o seu nome constar na “lista negra” do Banco de Portugal
É importante confirmar se o seu nome consta na Central de Responsabilidades de Crédito. Esta é a lista onde integram todas as pessoas que têm incumprimentos financeiros, pelo que se o seu nome fizer parte da lista, nenhum banco lhe irá aprovar o pedido de crédito;
- Se a sua taxa de esforço for demasiado elevada
Antes de fazer o pedido de crédito, faça uma simulação da sua taxa de esforço. Se este valor for superior a 30%, é provável que o pedido de crédito venha recusado já que significa que poderá não ter segurança e estabilidade financeira para cumprir com os pagamentos;
- Se apresentou dados incorretos
Certifique-se que toda a informação que fornece está correta. Dados desatualizados podem levar à reprovação do crédito sem que ninguém se aperceba de que o problema está nos dados enviados;
- Se não tem uma situação profissional estável
A falta de um contrato de trabalho sem termo ou a instabilidade profissional pode comprometer a aprovação do crédito já que não confere às instituições bancárias a segurança que estas precisam para lhe concederem um crédito.
Agora que já tem grande parte da informação do seu lado, já consegue ponderar melhor sobre o assunto. Se precisar de ajuda para fazer uma simulação, basta entrar em contacto connosco que vamos encontrar a melhor solução para si!