fbpx

O cartão de crédito não é um bicho papão, pelo contrário!

A oferta de cartões de crédito por parte de entidades bancárias é vasta e se por um lado há quem adira em força a esta opção financeira, há quem a abomine. No final de contas, quem é que tem razão?

O uso incorreto e descontrolado de um cartão de crédito pode trazer problemas sérios de endividamento, já que permite fazer compras com grande facilidade. Ainda assim, quando bem gerido e organizado, o uso de um cartão de crédito pode revelar-se numa mais valia, por exemplo, no momento de comprar uma casa.

Vamos perceber melhor as vantagens e desvantagens deste método de pagamento?

Desvantagens do cartão de crédito

Por ser um cartão que tem “sempre” dinheiro, o cartão de crédito pode dar aso a compras por impulso e, por consequência, a graves endividamentos. A falsa sensação de poder que o cartão de crédito confere a algumas pessoas acaba por induzi-las em compras fáceis e acaba quase sempre por ditar uma série de dívidas difíceis de liquidar.

Para além disso, as taxas de juro elevadas associadas ao montante em crédito disponível fazem com que o valor em dívida seja exponencialmente mais elevado do que o que foi efetivamente gasto, especialmente quando falamos de pagamentos em parcelas.

Há ainda que estar alerta para as fraudes com cartão de crédito. Isto porque a clonagem de cartões é uma realidade, especialmente quando o usa em compras online.

Vantagens do cartão de crédito

Apesar de tudo, o cartão de crédito traz também bastantes vantagens, desde que usado com precaução e segurança. A flexibilidade de pagamento e a conveniência de poder usar este cartão em situações de emergência revelam-se mais valias no momento de fazer algumas compras.

Também o facto deste método de pagamento ser aceite em praticamente todo o lado, faz com que seja já um essencial em viagens dentro e fora do país.

Por último, e aquela que consideramos a vantagem mais importante, é a ajuda que dão no momento de aprovar ou reprovar um pedido de crédito habitação.

Isto porque no momento de analisar a sua situação, o banco terá que analisar a sua situação financeira e o pedido de crédito pode mesmo vir a ser recusado por não ter histórico de crédito. Nestes casos, o uso consciente e calculado de um cartão de crédito podem ser a prova que o banco precisava de que está a lidar com uma pessoa cumpridora das suas obrigações financeiras.

Neste caso, e se está a pensar contratar um Crédito Habitação em breve, talvez seja uma boa altura para adquirir um cartão de crédito, mantendo bons comportamentos no que lhe diz respeito, para começar já a criar algum histórico positivo!

Go Crédito

Empresa especializada na intermediação de crédito, autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal é especializada na prestação de serviços de intermediação de crédito e consultoria.