fbpx

Quando é que compensa fazer uma transferência de crédito?

Transferir o seu crédito habitação pode ser uma forma de ver reduzida a prestação mensal. Mas afinal, quando é que compensa a mudança? É precisamente sobre isso que lhe falamos hoje.

A transferência de crédito ocorre quando se passa um crédito de um banco para outro. Ou seja, está a fazer outro crédito (empréstimo) para pagar o empréstimo anterior. Desta forma, é possível obter juros mais baixos, prestações mensais reduzidas e poupança no montante total do empréstimo.

Esta transferência é mais comum para o crédito à habitação e é, habitualmente, equacionada para aproveitar a descida nas taxas de juro. Quanto as taxas estão favoráveis, é altura de fazer uma simulação para verificar se existe, no mercado, uma oferta mais vantajosa para pagar o montante ainda em dívida.

Mas em que situações é realmente vantajoso proceder com uma transferência de crédito?

Um dos primeiros sinais de que está na hora de procurar alternativas, é quando a sua prestação de Crédito Habitação já se começa a tornar um fardo mensalmente. Se já considera o seu valor atual um valor demasiado alto para as suas possibilidades, então é uma boa altura para rever.

Outro alerta de que pode estar na altura de rever as suas condições atuais ou transferir o seu Crédito Habitação é quando as mensalidades dos produtos financeiros que contratou aquando a aquisição do crédito (como seguros ou cartões de crédito) também estão a aumentar.

Ainda, se o seu Crédito Habitação conta com uma taxa variável, é garantido que conseguimos encontrar uma melhor opção para si.

Transferir o crédito para outro banco tem custos associados?

Atualmente os bancos estão a suportar todos os custos associados às transferências de crédito, tornando este um processo gratuito para o cliente.

Ainda assim, esteja ciente de que podem ser necessários alguns documentos como a avaliação do imóvel e as novas escrituras cujos custos lhe serão obviamente imputados a si, ainda que sejam valores residuais quando já está isento do pagamento do serviço de transferência em si.

De que documentos preciso para esse processo?

Transferir o seu Crédito Habitação de um banco para o outro é um processo relativamente simples e pode fazê-lo a qualquer momento. O que é importante é que no momento que decidir avançar, consiga reunir todos os documentos necessários:

  • Cartão de Cidadão do(s) titular(es) do empréstimo;
  • Comprovativo de morada;
  • Comprovativo de IBAN;
  • Mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal;
  • Última declaração de IRS e respetiva nota de liquidação;
  • Os 3 últimos recibos de vencimento;
  • Os extratos bancários referentes aos últimos 3 meses;
  • Uma cópia da escritura;
  • Declaração da entidade patronal.

Depois de reunida toda a documentação necessária, o processo de transferência costuma ser rápido e de poucas dores de cabeça para o cliente.

Desta forma, se está a pensar em transferir o seu Crédito Habitação, fale connosco para que possamos ajudá-lo a encontrar a melhor opção de crédito, consoante as suas necessidades.

Go Crédito

Empresa especializada na intermediação de crédito, autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal é especializada na prestação de serviços de intermediação de crédito e consultoria.