O Natal está a chegar e já está a fazer contas à vida com as prendas que tem que comprar?
Esta época do ano não tem que ser sinónimo de despesas descontroladas. Comprar presentes de Natal pode (e deve) ser feito de forma consciente, para evitar que a carteira sofra mais do que efetivamente pode.
Para o ajudar neste processo, deixamos-lhe algumas dicas que o vão ajudar a controlar os gastos e a não dispender de tanto dinheiro.
- Estipule um valor total que pode gastar para que tenha uma noção de até onde é que pode ir;
- Faça uma lista de pessoas a quem tem que dar presentes e mantenha-se fiel à mesma;
- Divida o montante total disponível pelo número de prendas para saber a média que pode gastar em cada prenda;
- Não deixe tudo para a última hora já que nestes casos a tendência é sempre de gastar mais do que era suposto;
- Faça compras conscientes. Certifique-se que só compra coisas úteis e que não está a deitar dinheiro ao lixo;
- Se possível, ofereça as prendas a meias. Isto vai fazer com que não gaste tanto dinheiro e que consiga na mesma presentear quem mais gosta;
- Compare os preços. Quando vir algo que gosta, pesquise por esse produto noutros sites ou lojas pois pode conseguir encontrar o mesmo artigo a preços mais baixos;
- Tente ao máximo ser fiel ao seu orçamento inicial. Se não pode dar uma prenda de 100€, dê uma de 20€. O que conta é a intenção e de certeza que quem receber vai ficar igualmente feliz!
Agora que já tem uma checklist para seguir, já pode começar a fazer as suas compras de forma mais cuidada e consciente, para assim garantir que passa um Natal igualmente feliz, mas dentro das suas possibilidades!