Quando decide fazer um crédito habitação é lhe exigido um seguro de vida, uma vez que os bancos precisam de uma garantia que o valor do empréstimo será pago em caso de morte ou invalidez do subscritor. Mas afinal, nestas situações, qual é o seguro que deve adquirir?
Falar de um seguro de vida associado a um crédito habitação é um assunto com elevada importância, dado que geralmente este tipo de créditos são de um valor considerável e vão acompanhá-lo em parte da sua vida. Por isso, é crucial escolher um bom seguro que lhe dê boas coberturas.
Por normal, existem dois tipos de seguros:
- IAD (Invalidez Absoluta e Definitiva) – que cobre caso a pessoa assegurada fique com uma invalidez absoluta e definitiva em caso de doença ou acidente e, consequentemente necessite de cuidados de terceiros de forma permanente. De um modo geral, este tipo de seguro apenas cobre caso a pessoa fique num estado quase vegetativo, com uma incapacidade a partir de 80%.
- ITP (Invalidez Total e Permanente) – cobre quando a pessoa assegurada fica com uma invalidez total e permanente em consequência de uma doença ou acidente. Nestes casos, deve ser declarado que a pessoa em questão está total e permanentemente incapaz de realizar a sua profissão ou qualquer outra atividade lucrativa compatível com os seus conhecimentos e capacidades.
Por norma, o ITP é mais caro, no entanto, é mais abrangente. Caso, por exemplo, sofra um acidente que o deixe numa cadeira de rodas, o IAD pode não ser suficiente e, pelo contrário, o ITP cobre esta situação.
Assim, por muito que possa parecer um grande encargo adicional, é uma proteção extra que pode fazer toda a diferença em caso de acidente grave.
De qualquer forma, a GO Crédito possui uma equipa especializada que pode ajudá-lo na escolha do melhor seguro para si.